sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Europa 2016 ( Lisboa, Finlandia e Países Bálticos )- Tallinn Tour e Festival Russo



          18 de setembro de 2016 - domingo


             TOUR EM TALLIN E FESTIVAL RUSSO  

    O nome original do país ( Estônia ) é Eesti é derivado de Aestii, antiga palavra de origem germânica usada para designar os habitantes da região situada a nordeste do rio Vistula.     Fomos privilegiados quando reservamos este hotel  em Tallinn. A localização, seus aposentos, café da manhã, limpeza, tudo nota mil .
   Sempre tomamos café às oito e meia. Logo depois minha cunhada  chegava e ficávamos  quase uma hora batendo papo.
   A programação já estava pronta . 
   Passamos no quarto e com as nossas máquinas e documentos fomos andando até o local onde ficam parados os ônibus de turismo.
 Pedimos informações em um posto  e sem muito andar saímos da parte murada da cidade e logo estavam os ônibus. Eles ofereciam 3 roteiros. Por um roteiro pagaríamos mais ou menos 12 euros e se fizéssemos os três pagaríamos 16 euros.
   Achamos melhor fazermos os três, pois a diferença de preço era muito pequena. 
   Todos os três roteiros são, claro por fora das muralhas. 
  Na verdade não valeu muito,pois são muito repetidos. Em cada um só possui uma coisa nova. Talvez ficasse bem mais barato se tivéssemos comprado, como fizemos em Helsinque um bilhete para 24 horas e fossemos nos pontos turísticos desejados. 
   Nosso objetivo era ter  uma visão  geral na cidade fora das muralhas,   conhecer o Palácio Kadriorg, o palco do Festival da Estônia, o Monumento ao Naufrágio   e Pirita . 
  Tudo foi visto, porém ficou muito cansativo e repetitivo.
  O Palácio Kadriorg fica localizado ao leste da Cidade Velha em um grande parque.O Palácio foi projetado em 1718 e mandado construir por  Pedro o Grande, para sua esposa  Catarina I. Todo o Parque foi construido em homenagem a  Catarina I, tanto que Kadriorg  significa em estoniano "Vale de Catarina ". Hoje neste local funciona o Museu de Arte Kadriorg.
   Passamos as três vezes por este mesmo local.
   O Palco dos Festivais ( Tallinna Lauluvaljak )- local onde se realiza de cinco em cinco anos  o Festival da Estônia e abriga  mais de 30 mil pessoas.
   Bem em frente ao palco possui um Monumento em homenagem a Gustav Ernesaks, compositor e maestro, um dos responsáveis pela Revolução Cantada entre 1988 e 1993 que muito contribuiu para a expulsão dos soviéticos.
  Monumento ao Naufrágio- este monumento foi construído para prestar uma homenagem as 852 vítimas do naufrágio do navio M/S Estônia, que ia para Estocolmo.
   No nosso último tour  passamos pela Praia de Pirita, que possui um longo calçadão. 
    Como a temperatura estava bem agradável, vimos várias pessoas fazendo caminhada . 
     Todos os nossos tours passaram bem pertinho da Torre Margarida Gorda. Ela é uma torre com paredes de até  4 metros de espessura.
    Quando acabou o nosso tour, fiz algumas compras de produtos típicos da Estônia e depois fomos em direção  à cidade antiga.
   O que mais me chamou a atenção, antes de entrar na cidade velha foi em uma pracinha me deparei com uma pereira carregada e o chão cheio de pêras. Deu muita vontade de pular aquela pequena grade e pegar aquelas peras, sem agrotóxicos . Controlei a minha vontade . 
   Andando em direção a cidade velha, nos deparamos  com várias lojinhas  com toldos vermelhos. Elas vendiam lindas flores, artigos de lã e todo tipo de produto típico do local. 
  Indo em direção à sua praça principal, passamos na frente do restaurante medieval - Olde Hansa.
  Na sua porta encontramos uma barraquinha bem estilizada com umas três estoniana  vendendo uns docinhos deliciosos. O  bom é que podemos experimentar . 
  Andando mais um pouco chegamos no principal  ponto de encontro de turistas e estoniano: Raekoja Plats.
  Merece destaque nesta praça  o prédio  da Prefeitura construído entre 1371 e 1404 em estilo gótico e a Torre da Prefeitura , considerada  o mais bem preservado prédio medieval da Europa Setentrional.  Nesta torre se encontra  o relógio mais antigo  da cidade , esculpido por  Christian Ackermann no século XVII.                  Apesar dela ter sido destruído e reconstruído várias vezes, guarda a mesma aparência do século XV.
   Não deixe de observar as suas gárgulas  em forma de dragão assim como as algemas para vendedores desonestos  e o guindaste que levava as mercadorias para o andar superior.
   Nesta praça estava sendo realizado o Festival Russo, que falei no dia anterior.
   A Praça estava lotada e uma alegria constante . 
   Sentamos em uma esplanada bem na praça. Sempre vamos até a proximidade do palco , para participar mais ativamente e fazer melhores filmagens e fotos.
  Fizemos o nosso lanche nesta  esplanada ( não muito bom ) .
  Ficamos na praça  até o final da festa. 
  Tudo de bom. Excelente . Veja os vídeos do Festival  Russo.
  Conheci a famosa Balalaica .
  Fomos para o hotel depois de passarmos um dia excelente.
  Sentamos um pouco na pracinha na frente do nosso hotel.
  Uma energia muito grande foi adquirida naquela praça com aquele festival. 
    Valeu e como vallllleeeeuuuu....
  
   



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário