terça-feira, 2 de junho de 2015

Continuação da nossa viagem de 21 dias - Tour em Praga


     20 de abril de 2015- segunda feira






     Nosso tour em Praga:


                                 








        Acordamos no horário de sempre.Nosso organismo se acostuma muito fácil à mudança de fuso.Às 8 horas já estávamos tomando o nosso café no quarto. Fui ao quarto vizinho verificar se minha cunhada já tinha acordado.Ela combinou para que todo dia eu sempre fosse avisar que já estávamos prontos, pois ela tem o hábito de acordar mais tarde.


                                         A CIDADE VELHA DE PRAGA




    Mais ou menos às nove e meia, ela  foi para o nosso quarto  e saímos em direção à Cidade Antiga. Já estávamos com o roteiro mais ou menos organizado.Como tinha dito , a localização do nosso hotel é excelente. Dar para  fazer  quase tudo andando.

                                               




   Passamos pela Torre da Pólvora, que é uma das 13 entradas  para a  Cidade Velha. Nesta Praça fizemos filmagens, tiramos retratos e assistimos  algumas apresentações de músicos e artistas de rua, coisa que é muito comum em toda a Europa.
   Praga quase que não sofreu, com os ataques da Segunda Guerra Mundial


                                     





  Nesta praça estão  vários monumentos históricos, que são pontos turísticos muito visitados. Dentre eles o  principal é Relógio Astronômico,  ( O Orloj ) que está localizado na torre do prédio da Câmara Municipal .




   Quando estávamos  passeando nesta praça , verificamos que faltavam cinco minutos para onze horas e que uma multidão estava reunida em frente ao relógio par ver a encenação que acontece segundos antes da virada da hora. Eu e minha cunhada fomos bem rápido e procuramos um lugar mais adequado no meio da multidão que não parava de olhar para o relógio.


                                           



     No centro da Praça está e estátua de Haus, reformador religioso que foi queimado vivo.
    Nosso próximo tour seria o Bairro Judeu. No ano passado estivemos visitando o bairro , mas por ser feriado de Páscoa para os judeus, não foi possível entrarmos  nas Sinagogas e  no Cemitério.
   Pegamos a rua Celetná e fomos passeando, vendo lojas, admirando as belas construções até que nos deparamos com um carro antigo, bem conservado, aberto  e resolvemos conversar com o dono pois tinha uma propaganda dizendo que fazia turismo e cobrava por um determinado tempo. Depois da nossa conversa , tiramos  algumas fotos e dissemos que iríamos  primeiro ao Bairro Judeu( Josefov )e que na volta  faríamos o passeio.
   O primeiro local a ser visitado por mim e minha cunhada foi a Velha Nova Sinagoga. Compramos o ingresso somente para esta visita.


                                             




   Fomos em direção ao Cemitério Judeu. Compramos os ingressos e demos uma grande volta pois  estávamos exatamente na saída. Contornamos o muro do cemitério e encontramos fácil a entrada, pois várias pessoas estavam se dirigindo para o mesmo local. É um cenário deprimente. Muito nostálgico. Minha cunhada chamou a atenção dizendo que uma amiga judia tinha dito que eles não usam flores para enfeitar as sepulturas e sim pedras ou moedas. Encontramos muitas sepulturas, exatamente com pedras e moedas. Quase na saída  tem um muro com algumas abertas que  usam para colocar, dinheiro  e escritos com pedidos. Isto me fez lembrar o Muro das Lamentações.
  Não vou descrever o que vimos pois já escrevi tudo sobre o cemitério.

                             




       Quando saímos eu e minha cunhada fomos visitar a Sinagoga Pinkas do século XV, nomeado em homenagem ao rabino Pinkas . O ingresso já estava incluso no preço da  visita ao cemitério.
        A Sinagoga Pinkas é dedicada às vítimas judaicas do Holocausto da Boêmia e Moravia: seus nomes estão inscritos nas paredes da nave e áreas adjacentes.








    Quando acabamos de visitar a Sinagoga Pinkas, fomos andando pelo bairro judeu até a Sinagoga Espanhola. Ela fica o lado da escultura de Kafka. Meu marido ficou nas proximidades tirando algumas fotos,enquanto eu e minha cunhada fomos visitar o interior da Sinagoga. Ela é bem moderna e bonita.
    Depois de andarmos por todo o bairro judeu, fomos para a Praça  da Cidade Velha ( Staré Mesto ). Sentamos em um bar, tomamos refrigerante e eu e minha cunhada fomos em um loja de lembrancinhas.
   Resolvemos almoçar em uma  das barraquinhas que ficam nesta praça. Comemos a famosa salsicha com fatias de pão e refrigerante. Como sobremesa comi o delicioso doce Tcheco em forma de pulseira.Chama-se Trdelink.
   Quando terminamos de almoçar fomos procurar o carro antigo para fazermos um  passeios pelos pontos turísticos de Praga. Eles cobram 75 euros por mais ou menos uma hora e pouco.Fomos mais pela novidade,uma vez que já tinhamos feito no ano anterior um passeio de ônibus, pelos pontos turísticos.
    O de ônibus além de ser bem mais barato é muito melhor. No de ônibus eles dão uma parada  na praça do Castelo e esperam mais ou menos 30 minutos.No ano passado, chegamos bem na hora da troca de guarda. Foi muito bom.
    Pegamos o carro na praça da Cidade Velha  pedimos pra saltar na Ponte Carlos,( Karluv Most )pois eu e minha cunhada iríamos ao Bar de gelo. Passeamos na Ponte Carlos ( um  ponto turístico muito importante) e depois fomos ao bar de gelo.  Uma experiência diferente. Você pode ficar 15 minutos ,mas só ficamos mais ou menos dez. Tiramos vários retratos, tomamos drink  em copo de gelo etc. É uma experiência diferente. Gosto muito de novidades.Tudo é feito de gelo: cadeiras, enfeites etc...
   Na entrada vestimos uma capa térmica pois a  temperatura é muito baixa.
    A moeda em Praga é a Coroa Tcheca mas a maioria dos locais recebem o euro. Os restaurantes trazem a conta em coroas mas você pode pedir para transformar em euros. 10 coroas equivalem a um euro,mais ou menos.

   Quando saimos da Ponte Carlos, fomos andando em direção ao nosso hotel.Passamos pela parte da cidade nova que a Praça Wenceslau.
 Na parte superior da Wenceslau Square está o edifício do Museu Nacional e em frente a este, uma estátua de São Wenceslau.
  Antes de irmos para o hotel, passamos no shopping que ficava ao lado e fizemos um lanche, pois depois de um  dia visitando todos estes pontos turísticos, estávamos bem cansados.
  No nosso quarto, usamos um pouco a internet para nos comunicarmos com os parentes e fomos dormir pois amanhã  às oito horas vamos para Karlovy Vary.
   A temperatura em Praga estava bem agradável ( mais ou menos uns 15 graus), mas  a  umidade estava muito baixa.Fiquei com os olhos muito  irritados ( vermelhos), coisa que nos dois anos anteriores não tinha sentido.Nos dois ano anteriores a temperatura estava entre dois e dez graus.
 Gosto muito desta temperatura baixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário