CHEGADA EM HELSINQUE
14 de setembro de 2016- quarta feira
Saímos de Lisboa num voo da TAP às 21 horas e 25 minutos do dia anterior.
A Finlândia tem uma diferença de fuso de mais duas horas. A nossa chegada estava prevista, como aconteceu , para as 4 horas e 30 minutos hora local.
Foi um voo muito tranquilo e temperatura estava em torno de dez graus.
Pegamos a nossa bagagem e nos dirigimos para acertar um carro para irmos ao hotel. Vimos uma propaganda dizendo que duas pessoas seria 29 euros e três seria 39. Acertamos com a pessoa que estava ao lado. Era uma van que também transportava outras pessoas.
Chegamos no hotel no horário que tínhamos combinado. Na nossa reserva possuia uma ressalva de horário para não ser cancelada.
Demos muita sorte pois o hotel escolhido foi muito bom e a localização excelente .
Nada ganho para fazer propaganda mas gostaria de colocar o nome do hotel por ser um que recomendaria a qualquer pessoa que fosse a Helsinque . ( Hotel Arthur ) . Excelente em tudo.
Dormimos até nove e meia e fomos tomar o nosso café no restaurante do hotel . Excelente . Energias recuperadas.
A temperatura estava bem agradável.Não dava para ficar sem agasalho, mas estava bem tranquilo.
Saímos andando ( eu, meu marido e minha cunhada ) até o Porto de Helsinque .
Como já tínhamos estudado tudo nos mínimos detalhes, já sabíamos o que seria feito nos três dias que ficaríamos em Helsinque .
Helsinque não possui muitos pontos turísticos e achamos até que eles não estão preocupados muito com o turismo. A qualidade de vida é excelente e o turismo não é prioridade.
Os pontos turísticos são poucos e até muito próximos .
Já estando na Praça do Mercado, onde encontramos alguns pontos turísticos como a Prefeitura , o Obelisco com uma águia de duas cabeças, que é considerada o símbolo da nação, vendo a linda Catedral Ortodoxa de Uspenski, resolvemos que o nosso primeiro programa seria fazer um tour de barco. Já com um lanche preparado, pois o mesmo demora mais ou menos uma hora e meiam preferimos sentar do lado de fora para apreciar as belezas naturais . O vento estava um pouco forte, o que diminua mais a temperatura. Vestidos com casacos grossos, tudo estava resolvido.
Este passeio é excelente . O ponto marcante é a Fortaleza de Suomenlinna. Ela foi construída em 1747, pelo rei da Suécia, para se defender dos avanços russos. Foi concluída em 1772 e possuía 7,5 km de muralhas de granito.
Atualmente esta fortaleza é uma das principais atrações da Finlândia e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991.
Quando chegamos deste passeio imperdível, onde se tem uma vista panorâmica da cidade Helsinque, com um destaque especial para a Catedral Ortodoxa, fomos, eu e minha cunhada comprar as passagens para a ida a Tallinn que seria daqui a três dias .
Resolvemos comprar as passagens para irmos por uma lancha mais veloz. Existem vários meios de transportes, mas logo escolhemos esta apesar de ser um pouco mais cara, porém mais rápida. Faria a distância em mais ou menos uma hora e meia .
O horário escolhido foi levando como prioridade o não stress. Tomaríamos o nosso café da manhã no restaurante do hotel, no horário normal ( oito e meia da manhã ), faríamos o check-out e iriamos para o porto por volta das dez horas . O nosso embarque seria às 11 horas.
Quando voltamos e encontramos meu marido, fomos visitar a bela Catedral. Ela fica bem no alto de uma montanha, em estilo bizantino russo, tida de tijolinhos vermelhos e destaque para as suas torres douradas . .Passeamos pela parte baixa e arredores do porto.
Minha cunhada resolveu que iria subir a colina e eu e meu marido marcamos um local de encontro perto de onde tínhamos tomado o barco de passeio.
Como a Catedral estava fechada, aconteceu um desencontro nosso com minha cunhada. Ela terminou indo para o hotel e nós depois de esperarmos um bom tempo, também fomos para o hotel de taxi. Lá chegando ela já estava nos esperando.
Eu fui com ela fazer algumas compras em uma loja perto do hotel. Como eu tinha várias lembrancinhas para comprar, minha cunhada foi para o hotel ficar com meu marido conversando no hall enquanto eu fazia as compras.
Demorei um pouco mas resolvi muitas lembranças da Finlândia .
Coloquei as compras no quarto e fui com minha cunhada comprar um lanche para eu e meu marido lá na Estação Central.
Resolvemos ir localizar o local para comprarmos as passagens para Porvoo. Ficamos tendo a certeza que possuía vários horários e que as passagens eram compradas dentro do ônibus.
Quando estávamos voltando descobrimos a Catedral do Silêncio que ficava bem perto do shopping .
Descobrimos também que a Catedral de Helsinque ficava bem perto do hotel.
Demoramos mais de uma hora para chegarmos ao hotel.
Amanhã iremos para Porvoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário