quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Europa 2016 ( Lisboa, Finlandia e Países Bálticos )- Um grande Tour em Portugal



    Um dia de  grande tour em Portugal


    11 de setembro de 2016- Domingo

       Este nosso passeio  foi o combinado com com o motorista de taxi que conhecemos quando chegamos no aeroporto de Lisboa. Tínhamos em mente um roteiro, mas ele nos fez uma surpresa  dizendo que iria   nos mostrar locais bem agradáveis mais que aqueles que tínhamos relacionados. 
     Fizemos o convite para a prima nos acompanhar, mas ela tinha uma passeios surpresa com uma associação que ela faz parte.
   Ela teria que estar em um local combinado às sete e meia da manhã e não sabia para seria o roteiro. Eles chamaram de um passeio misterioso.  Só voltaria à noite.
  Quando acordamos ela já não estava em casa. 
   Nove horas em ponto, quando descemos para a portaria do prédio, lá estava o nosso motorista, muito simpático e dizendo que o nosso passeio não teria hora para terminar.
  Falou ligeiramente o nosso roteiro. Seria um dia perfeito.
 Nosso passeio começou atravessando a Ponte 25 de Abril, sobre o Rio Tejo e vendo de frente a imagem do Cristo Rei, inspirada no Monumento do Corcovado, no Rio de Janeiro.
  Nossa ( eu, meu marido e minha cunhada ) primeira parada foi no Cabo Espinchel.

                      CABO ESPINCHEL


     O dia estava bem claro, o que contribuía para que as imagens ficassem mais deslumbrantes .
    Quando chegamos já possuía um movimento bem intenso de ônibus e carros particulares . 
     O motorista estacionou o carro e combinou que ficássemos bem à vontade para conhecer os locais. Marcou um lugar de encontro.
     O Cabo fica perto de Sesimbra, situado a 40 km de Lisboa , a 160 metros acima do Oceano Atlântico com uma linda vista das suas falésias.
    Passamos pela frente do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mur e fomos em direção às falésias onde possui  a Ermida da Memória . 
    Existe uma lenda que Nossa Senhora foi vista montada em um jumentinho sobre as falésias e que teria umas marcas nas pedras. 
 Muito tempo depois foi comprovado que estas marcadas foram pegadas de dinossauros.
   Não importa  o que se fala. A verdade é que esse lugar passou a ser um local de peregrinação, sendo construída no inicio uma pequena igreja (  A Ermida da Memória ). 
  Note neste local um painel de azulejos mostrando as cenas da lenda .
  Nos séculos XVII e XVIII foi construído um complexo com um grande Santuário, chamado Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, onde fazia parte uma Igreja e um hotel que hoje se encontra em ruínas.
 Depois de visitar todos esses locais fomos de encontro ao lugar combinado pelo motorista.
 Em seguida demos uma parada  no Farol que possui uma torre  hexagonal de 32 metros .
  A torre foi inaugurada em 1790.



               SESIMBRA E SEU CASTELO 

    Sesimbra é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Setúbal.
    A foz do rio Sado, o Cabo Espichel e a Serra da Arrábida fazem parte da paisagem natural  deste lugar. 
    Ela é famosa por possuir lindas praias e seus pratos de atum e peixe espada. 
    O ano passado almoçamos bem próximo à praia. 
   Não paramos em Sesimbra, somente demos uma volta de carro. Fomos direto  para o seu famoso Castelo.
    O Castelo de Sesimbra, também conhecido como Castelo dos Mouros, fica localizado em Sesimbra no distrito  de Setúbal.
    Ele fica em uma falésia de 240 metros de altura  na Península  de Setúbal entre os estuários do Rio Tejo e do Rio Sado e  bem perto do Cabo Espichel.
     O Castelo faz parte dos Monumentos Nacionais desde 23 de junho de 1910.
     Deste Castelo, todo murado , tendo somente uma abertura para entrada de carros, avista-se a Enseada de Sesimbra, que foi no passado um ancoradouro  natural para os navegantes fenícios, gregos, cartagineses e do mar mediterrâneo. Depois foi ocupada por Visigodos e Muçulmanos .
    Meu marido ficou conversando com o motorista, enquanto eu e minha cunhada exploramos o máximo possível  toda a área do Castelo. Fomos até no Cemitério que fica  dentro das muralhas. 
    Fomos visitar a igreja de Nossa Senhora do  Castelo. Ela é  bem pequena, mas muito linda. Fomos chamar meu marido para conhecer aquele local, que não poderia ficar sem ser explorado.
   Ela foi erguida em 1160 e restaurada em 1721. O que mais chamada a atenção e faz a diferença é que suas paredes são revestidas de azulejos de cor azul e branca do século XVIII, que destacam momentos da vida de Nossa Senhora .
    



           SERRA DA ARRÁBIDA -TROIA E SETÚBAL 


  Seguimos o nosso passeio admirando a serra da Arrábida , o Portinho da Arrábida, a Península de Tróia e Setúbal.
   Demos uma pequena parada para tirar algumas fotos . A paisagem é muito linda. Um mar  muito azul e um areia que começa em Tróia e vai até o Algarve .
   Observe o encontro do Rio Sado com o Oceano  Atlântico.
   Demos uma passagem  rápida por Setúbal.
   Setúbal é um centro importante de Veraneio nos arredores de Lisboa.
   É uma cidade industrial e pesqueira  situada na foz do rio Sado.
   Nossa parada seguinte foi para o almoço.
   O nosso motorista pediu a orientação de um colega, que indicou um restaurante em Palmela. Como ele teve um pouco de dificuldade de encontrar, o colega marcou um local e deu toda a orientação.
 O restaurante estava com todas as mesas ocupadas. Ficamos na ante sala batendo um papo e já tomando refrigerantes . Com pouco temos fomos chamados para uma mesa de quatro pessoas. O motorista almoçamos conosco. Ele é uma pessoa muito alegre e simpático, tanto que o nosso passeio, foi acertado que seria tudo por conta dele, mas resolvemos pagar o seu almoço.
 O nosso roteiro foi todo organizado por ele. Muito experiente e procurava sempre mostrar tudo que conhecia e agradar o máximo possível.
    Próxima parada :


                 CASTELO DE PALMELA 

        O Castelo de Palmela está situado na Vila de Palmela, no Distrito de Setúbal, Portugal, a 240 metros acima do nível do mar . 
         Em 23 de junho de 1910 passou a fazer parte dos Monumentos Nacionais. 
        Palmela foi residência para Visigodos, muçulmanos, romanos e Lusitanos. Mas foram os muçulmanos que começaram a edificar a sua fortificação entre os séculos VIII e IX .
         Nos séculos X e XII passou por obras de ampliações. 
         O motorista foi sempre uma pessoa bem atenciosa. Ele nos deixou na parte baixa, fora das muralhas do Castelo, mas depois conseguiu um local para entrar e estacionar no alto. Quando já tinha estacionado resolveu nos pegar  já dentro das muralhas.
    Dentro das Muralhas possui a  Pousada  histórica  de Palmela, situada  no antigo Convento, a Igreja de Santiago ( Monumento Nacional ), as ruínas da Igreja de Santa Maria que foi quase que totalmente destruída  com o terremoto de 1755 e nunca mais foi recuperada, e outros prédios que não visitamos . 
   O nosso motorista contou que  há muito tempo  este Castelo se comunicava com o castelo de São Jorge através de fogueiras e sinais para avisar paz ou qualquer outro sinal de alerta .
   Disse que este ano seria realizado este acontecimento, só que  com jogo de  luzes .    


          PONTE VASCO DA GAMA E ARREDORES 

  Depois de visitar o Castelo de Palmela, atravessamos a Ponte Vasco da Gama.
  Ela é uma das maiores pontes da Europa e possui 17km. Este nome é em homenagem ao  explorador Vasco da Gama que descobriu o Caminho para as Índias no século XV. 
Esta ponte facilitou muito o tráfego para o sul de Portugal. 
   A ponte foi concluída  em 1998 para a abertura da Exposição Mundial.
 Ao atravessar a ponte, passamos pelo Parque das Nações.  Para isso, demoliram uma refinaria, um matadouro , uma lixeira e vários armazéns militares . 
   Neste local podemos conhecer a Estação Oriente ( tida como uma das dez mais bonitas do mundo ), O Oceanário maior do mundo , e Ponte Vasco da Gama, o teleférico muito mais.  



                                                           CASCAIS 

    
        Nossa próxima parada  foi em  Cascais. Este é um local muito agradável. Sempre que vamos a Portugal, passamos um dia  nesta localidade. 
 O nosso motorista parou em um lugar bem estratégico, para percorremos a parte histórica da cidade e marcou um lugar de encontro se hora definida na Praça à beira mar.
  O trajeto foi quase todo na sombra. Compramos uns lanches e depois de explorar toda a região nos encontramos no local combinado .
    Cascais é uma antiga aldeia de pescadores , que com o tempo ,se converteu numa das localidades  turísticas mais procuradas em Portugal. 
    Desde 1870 e 1910  para os monarcas portugueses  era o local predileto para passarem o verão.  Suas águas azuis e muito tranquilas, são convidativas para um bom banho de mar. 
   Encontramos numerosos palacetes que confirmam  a presença dos nobres nesta região. Das construções com mais história sobressaem a Cidadela do século XVIII.
   Depois de encontrarmos  o motorista,  seguimos em direção à Boca do Inferno.


                                      BOCAS DO INFERNO 

        Fica situada a 1km do centro urbano de Cascais e que possui várias grutas que comunicam com o mar. O bater das ondas com a maré cheia provoca um som misterioso que os moradores do local, se inspiraram  para  dar este nome.
   O ano passado estivemos neste local e como a maré estava cheia, tudo foi mais bonito e assustador, pois o barulho era muito intenso.
  Esse ano a maré estava baixa e pouco barulho dava para ser ouvido.
   Gostei mais de ver quando a maré se encontra alta .
   Nossa próxima parada foi no Cabo da Roca .


                              CABO DA ROCA 

   Pouco tempo depois já estávamos parando no Cabo da Roca. Eu não conhecia este local. Ele o ponto mais ocidental do Continente Europeu. Sua Falésia está a 140 metros acima do nível do mar. 
   O Cabo da Roca é a cordilheira central que divide Portugal e se encontra com o Oceano Atlântico. 
   O carro ficou estacionado e andamos um pouco até o local mais fotografo que é o Monumento com o Poema de Camões :
    "Aqui 
     Onde a terra se acaba 
     e o mar começa "
  O vento estava muito forte, mas mesmo assim fizemos filmagens e tiramos várias fotos.
  A paisagem é muito linda. O azul do mar  chama a nossa atenção. O local é bem protegido e possui vários avisos para que as pessoas não se aproximem.
  O nosso motorista contou que um casal estava tirando uma foto e cada vez mais ia para atrás e terminou caindo  da altura de 140 metros .
   Bem próximo avistamos o Farol do cabo da Roca . Ele possui 22 metros de altura e foi mandado construir em 1758 n pelo marquês de Pombal, mas só começou a funcionar em 1772. 
    Depois de nos encantarmos com uma paisagem tão linda , nos dirigimos para o carro e continuamos o nosso tour  em direção a Sintra.

                                       SINTRA 

       Já eram mais de sete horas da noite, quando chegamos em Sintra. O dia ainda estava claro, pois Portugal está no horário de verão.
      sobre um pequeno maciço da serra que tem o mesmo nome da povoação, ergue-se Sintra, antiga residência de verão de monarcas e nobres portugueses que em 1995, foi declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.
   Ficamos sentados na Praça do Palácio  da Vila. Este  Palácio Real, é um edifício que começou a ser construído no século XIV e que foi crescendo com os anos devido a diversas obras de ampliação. o Palácio conta com a mis importante coleção de azulejos medulares o país.
   Já estávamos bem cansados e cheios e informações. 
   Minha cunhada foi na Casa Piriquita comprar um travesseiros de Sintra e uma queijadinhas . ( doces típicos de Sintra ) .
  Depois desta aparada fomos direto para a Avenida de Roma em Lisboa. 
  Chegamos mais ou menos às 21 horas. Doze horas de um tour muito agradável e cultural.
  Ficou combinado que elevaria nos pegar para levar para o aeroporto na terça feira à noite pois estaremos indo para  Finlândia e Países Bálticos .
    Quando chegamos em casa, a nossa prima de 87 anos ainda não tinha chegado. Já estávamos preocupados e pensamos em ligar para uma prima mais jovem, foi quando ela chegou dizendo que o passeio mestiços tinha sido para o Algarve e que estava muito feliz. 
  Depois de jantar fomos todos dormir cansados e felizes pelo dia agradável que todos tivemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário