Acordamos no nosso horário de sempre . Mais ou menos às oito e meia estávamos no restaurante do hotel tomando o nosso excelente café da manhã. Uma variedade muito grande .Logo minha cunhada chegou e conversamos um pouco sobre a programação do dia .
A primeira coisa a ser feita seria comprar as passagens de ônibus para Riga e para Vilnius .
Pegamos um taxi bem próximo ao hotel e fomos direto para a Estação Rodoviária . Foi muito fácil comprar e o melhor foi saber dos preços. Muito barato , tanto para Riga como para Vilnius . A distância entre elas é de quase o mesmo tempo . Mais ou menos três horas.Pagamos 12 euros por cada pessoa em cada trecho. ( Lux Express )
A Rodoviária é tem arrumada apesar de não ser muito grande.
Uma propaganda em uma lanchonete chamou a nossa atenção pois dizia que era uma promoção 3 pirukagas . Ficamos tentando decifrar o que seria e chegamos a conclusão que eram 3 rosquinhas com uma xícara de café.
Pegamos um taxi bem na porta em fomos em direção à Toompea que é a Cidade Alta . Saltamos bem na Praça onde fica o Parlamento que parece com a Casa Rosada de Buenos Aires e ao lado a linda Catedral Alexander Nevsky. Esta Catedral é o que mais chama a atenção dos turistas. Ela é simplesmente espetacular tanto por fora com as suas cúpulas marrom clara, como por dentro. Ela é a principal igreja russa da Estônia. Sua construção foi finalizada em 1900 e foi concebida como o poder religioso e político do império russo sobre a rebelde província báltica .
Chegamos ao alto da Toompea pela via que era chamada de Perna Longa, que por onde subiam as carroças, os animais e vamos descer pela Perna Curta, local de escadas por onde tinham acesso as pessoas.
Quando saímos desta praça andamos em direção a Catedral de Santa Maria. A sua entrada é paga e eu mesmo que fosse de graça não entraria pois o cheiro de mofo é muito grande. Talvez tenha tido um impacto com a beleza da Catedral Russa.
Depois procuramos explorar toda a parte alta de Tallinn. Descemos pela Perna Curta até chegarmos à Igreja de Santo Olavo. Durante muito tempo ela foi a Igreja mais alta da Europa e sua elevada torre de cobre, fina como uma agulha, era usada como antena de rádio pelo KGB. A mesma estava fechada pois se encontrava em reforma. Sentamos um pouco nos arredores da Igreja e fomos para a principal praça de Tallin onde nos dias anteriores fora realizado o Festival Russo.
A Praça da Prefeitura ( Raekoja Plats ), ele é uma das mais atraentes praças da Europa .
Almoçamos nesta praça .
Eu e minha cunhada fomos conhecer a Passagem de Catarina e o pátio dos artesãos. Trata-se de uma passagem estreita com abóbodas, com lâmpadas de ferro batido e oficinas de artesãos. Encontramos muitas lápides medievais.
Encontramos meu marido e ficamos passeando mais pouco e depois sentamos em uma pracinha bem na frente do nosso hotel.
Conversamos bastante e depois fomos descansar e acabar de arrumar a bagagem pois amanha nove horas combinamos que sairíamos do hotel para pegarmos o ônibus para irmos para Riga.
Depois de tudo quase arrumado chegou a hora do relax antes de dormir.
Olhar as fotos, entrar na internet para falar com os parentes e depois dormir agradecendo o lindo dia que Ele ( Deus ) nos ofereceu.
Foi muito bom conhecer Tallin. Levaremos saudades e guardaremos as lembranças dos poucos dias que aqui passamos .
Poucos dias mas que nos marcarão para sempre.
Venham conhecer Tallin!!!!