terça-feira, 28 de março de 2017
Europa 2016 ( Lisboa, Finlandia e Países Bálticos )- Segundo dia em Vilnius na Lituânia
24 de setembro de 2016 - Sábado
Hoje o nosso dia será dedicado à cidade de Vilnius. Já percebemos desde a chegada que aqui a língua mais falada é o russo, principalmente pelas pessoas mais idosas. Parece que foi o povo que mais sofreu com o domínio russo. Pela nossa chegada notamos que a parte mais afastada do Centro histórico é mais simples, enquanto o local mais frequentado pelos turistas se encontra em excelentes condições é muito bem cuidado . Nosso hotel é excelente. O mais bonito que ficamos durante toda esta viagem, apesar de todos serem 4 estrelas.
Tomamos o nosso café às oito e meia juntamente com minha cunhada .
O nosso hotel ficava na Rua Pilies, bem no coração do centro histórico.Nesta rua é proibido o transito de carros. Nesta rua tem muitas lojas de âmbar e de recordações, ao passo que os edifícios circundantes são um testemunho da longa e atribulada história da cidade.
A Raua Pilies é uma das mais antigas da cidade e oferece uma bela perspectiva do Castelo Superior. Foi no passado o principal centro de comércio de Vilnius, sendo hoje muito popular entre os turístas pelas lojas de âmbar e de outros produtos locais.
Eu, meu marido e minha cunhada às dez horas já estávamos na Praça Principal de Vilnius onde fica a Catedral, a Torre do Relógio e a Estátua de Gediminas.
Esta praça fica no final da Avenida Gediminas.
A Catedral de Vilnius, fica situada nesta Praça da Cidade Velha. Fomos entrar pela lateral, mas uma senhora que toma conta da lojinha da igreja disse que não poderíamos entrar pois estava tendo um acontecimento. Comprei uns anjinhos lindos para várias pessoas da família em destaque para os netos.
Quando fomos para a frente da Catedral percebemos que as pessoas estavam entrando. Não perdemos tempo. Lá dentro estava mesmo realizando alguma celebração especial.
A Catedral foi construída em 1251 quando o Rei Mindaugas aderiu ao cristianismo.
Quando saímos, fomos ver a Torre do Relógio que fica na mesma praça . Eu e minha cunhada pensamos em subir, mas era uma escada muito estreita e em curva. Desistimos. Ela é do século XIV.
No centro da praça encontramos a estátua de Gediminas, inspirada num sonho do grão duque que lhe empresta o nome.
Contam que ele sonhou com um grande leão no alto de uma colina. Ele contando o sonho para um padre, ele sugeriu que ele construísse uma cidade. Por isso o leão é o símbolo da cidade.
Resolvemos que iriamos fazer um tour de ônibus pela cidade.
Atravessamos a rua e encontramos uma van que nos levou até o local em que pegaríamos o ônibus . Em determinado local passamos para o ônibus e nosso tour começou. Passamos quase duas horas. Foi muito bom. Passamos por todo os pontos turísticos e demos uma parada na Igreja mais linda que já tínhamos visto: A Igreja de São Pedro e São Paulo. Ela é toda branca . Um grande destaque para o Candelabro em forma de barco. Ele evoca a profissão de S. Pedro como pescador. Foi fabricado com contas de vidro por artesãos letões, em 1905.
Passamos por uma igreja que merece destaque pois Napoleão ficou tão apaixonada por ele que disse que gostaria de desmontar e levar para Paris na palma da mão. Na verdade ela é muito linda . Sua parte externa é toda de tijolinhos .
Depois de um excelente tour paramos na Praça da Catedral.
Almoçamos no restaurante Gaúcho que pertence ao próprio hotel. Claro que o churrasco não pode ser comparado ao nosso. Na verdade o dono era alguém descendente de argentino.
Andamos um pouco no Centro Histórico e depois meu marido ficou no hotel e eu fui com minha cunhada de taxi ate o Museu do Genocídio que fica na Avenida Gediminas.
É um local que mostra os sofrimentos dos judeus e dos lituanos durante o nazismo e também do período de dominação russa. Tristeza, muita tristeza como em todos esses locais que vimos pelo mundo a fora.
Quando saímos vimos que em toda parede do prédio encontramos gravados nomes das pessoas vítimas desta epoca. Notamos que a maioria dos sacrificados e foram jovens entre 18 e trinta e poucos anos. Uma tristeza. Vimos um monumento sempre enfeitado com flores na lateral do prédio.
Fomos andando até o hotel. Fizemos algumas compras, filmamos, tiramos fotos .
Como disse ela é a maior avenida de Vilnius e termina na praça da Catedral bem no Centro Histórico.
Fomos para o hotel. Descansamos um pouco e à noite fomos passear pelo Centro Histórico que era exatamente na porta do nosso hotel.
Fomos muito agradecidos quando reservamos este hotel. Ele é tudo de bom. Hotel Atrium .
A temperatura estava bem agradável e o lugar mais agradável ainda.
Fizemos algumas compras para os nossos lanches e voltamos para o hotel.
Amanhã tem mais . Iremos a Trakai.
Chegou a hora do relax. Internet, noticias para família .
Dormimos agradecidos pelo dia.
Cada dia gostamos mais deste nosso roteiro pelos países Bálticos .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário