quinta-feira, 30 de março de 2017

Europa 2016 ( Lisboa, Finlandia e Países Bálticos ) terceiro dia em Vilnius na Lituânia -Trakai



            25 de setembro de 2016 - Domingo

    Depois do nosso café , fomos para a Praça da Catedral, pois hoje o nosso dia será  para conhecermos Trakai.
   A temperatura estava mais baixa, mais ou menos 12 graus.
   Logo encontramos uma van que fazia o tour para lá. Quase não demorou e lá estávamos nós indo conhecer esta cidade medieval.
 A guia era muito simpática, falava em inglês e foi mostrando os pontos turísticos dentro da cidade que ficavam no caminho. 
  Dentro mais ou menos uma hora estávamos chegando. 
O ponto forte do turismo neste local é o Castelo que é muito bonito.
" A Cidade de Trakai é cercado  de água em três lados.  o Lago Totoriskiu fica a oeste, o Lago Luka a leste e o Lago Galvé com suas 21 ilhas ao norte.  
 A localização estratégica da península atraiu vários grupos  de pessoas ao longo dos séculos, mas os moradores mais memoráveis  foram os grão- duques, que comandavam a cena na Idade média. 
 O grão  duque  Gediminas, que reinou no século XIV, tornou Trakai na capital da Lituânia, e seus sucessores construíram o famoso Castelo  gótico, quando assumiram o poder. A impressionante estrutura com suas torres vermelhas pode ser alcançada do continente  por duas pontes de pedestres e também de veleiro ou barco a remo.
     Quando o mini - onibus chegou paramos bem em uma pracinha que logo se avistava o castelo. Resolvemos que não iriamos visitar o castelo, ficaríamos nos arredores do lago, fazendo compras e admirando a paisagem. 
  Bem interessante foi que encontrei várias macieiras carregadas. Eram umas maças pequenas.  Cheguei a catar algumas com minha cunhada. As macieiras eram como mato. 
Fui passear um pouco pelos arredores. Uma paisagem muito bonita. 
 Quando chegamos e saímos do local que ônibus nos deixou a guia ia mostrando os pontos turísticos de Trakai e contando um pouco da sua história. Achei interessante quando ela disse  que a maioria das casas possuíam três janelas. Uma para Deus, uma para os moradores e a outra para o Grão duque.
 Chegamos cedo em Vinius e fomos direto para o hotel.
 Descansamos um pouco e à noite saímos para fazermos um lanche e curtir mais o centro histórico.
 Andamos um pouco , fomos em algumas lojas  e depois sentamos em uma esplanada onde fizemos um lanche e tomamos  sorvete.
  Fomos para o hotel pois teríamos que acabar de arrumar pois amanhã estaremos indo para Helsinque pela manhã. Iremos de avião no turno da manhã.
   Depois de tudo arrumado, chega a hora do relax. Internet e mandar notícias para casa . 
 Dormir e agradecer ter conhecido mais um país e uma cidade que tanto nos agradou . 
 esqueci de dizer que em uma loja eu e minha cunhada encontramos um casal jovem brasileiros de São  Paulo. Foi uma grande novidade pois desde que saímos de Lisboa só encontramos um brasileiro trabalhando no hotel de Helsinque e tres senhoras em Riga que estavam em uma excursão.
   Conversamos um pouco e ele nos contou que a avó é Lituana e que ele morou nesta cidade algum tempo. Voltou para o Brasil e lá está com toda a família. 
  Gostamos muito dos países bálticos.  Foi uma ótima escolha quando  decidimos conhecer  a Letônia, Estônia e Lituania. 
  Adorei também muito Helsinque. Fomos abençoados neste nosso roteiro. Se tivesse condições com certeza voltaria para fazermos tudo que fizemos e muito mais . 
 Venham nem pensem. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário