sexta-feira, 11 de março de 2016

Passando o dia em Montmartre - 23 de setembro de 2015



    23 de setembro de 2015- quarta  feira


         Como sempre, fui ao mercado comprar os nossos suprimentos do café e do jantar. Pão quente, queijos deliciosos, iogurtes, presuntos, sucos , biscoitinhos e muito mais .
        Depois deste delicioso café, fomos de metrô ( eu, meu marido e minha cunhada ) para Montmartre. Hoje o dia seria dedicado a este pedaço tão boêmio.
       Saltamos perto do Moulin Rouge, andando um pouco olhando as lojas de souvenir , chegamos na parte  de baixo da Basílica de Sacré Coeur . Resolvemos subir  pelo funicular .






 Demos uma parada  nas escadarias da Igrejas para ouvir um pouco de música e admirar a beleza de Paris vista do alto.







      Foram os romanos que construíram este espaço de orações  no alto da montanha  ao norte da cidade . também foi aqui que eles decapitaram Denis , o primeiro arcebispo de Paris, no século III.
      Entramos na Igreja e lá estava presente aquele segurança que não permite que se tire retratos nem filmagem . Sempre as pessoas dão um a zero e conseguem algumas fotos. Claro que todos querem  tirar uma foto do mosaico bizantino  de Cristo.





     Fomos andando para  a Praça dos Artistas. Na lateral da Igreja de Sacré Coeur tinha uma cantora de ópera muito boa. Paramos  e fizemos uma filmagem para registrar aquele momento marcante.
 Na lateral bem em frente à lateral da igreja de Sacré Coeur fica  o muro da área externa  da Igreja de Saint Pierre de Montmartre. Ela é uma das mais antigas de Paris e foi consagrada  em 1923 Monumento Histórico.









   Continuando a nossa andada , dei algumas paradas para fazer uma compras. Eu e meu marido fomos direto para o Bar La Bohéme onde tínhamos combinado encontra minha cunhada que estava fazendo algumas compras.












       Depois mudamos de bar e ficamos em uma bem  na esquina da Praça dos Artistas. Fiz filmagens  da igreja de Saint Pierre, da Praça dos Artistas etc.









 Fizemos um lanche reforçado  e na nossa saída resolvemos descer de trenzinho que fazia um passeio turistico até a parte baixa .Paramos bem perto do Moulin Rouge .






         Passeamos a pé pelo bairro de Pigalle onde percebemos muitas lojas de artigos sexy e locais de filmes pornô. O ambiente tem uma atmosfera  bem ligada a sexo. Porém nada que assuste . Tudo muito tranquilo .






 Depois deste nosso tour, pegamos o metrô e saltamos na  Bastilha que é o local onde ficava o nosso hotel.
   Fomos direto para o hotel pois o dia tinha sido bem  explorado.
   Dormimos cedo pois amanhã iremos fazer um bate e volta para Tours, uma cidade do Vale do Loire, onde está morando um amigo nosso, que foi criado junto com os nossos filhos , quando  passávamos os três meses de férias  de final de ano, na cidade de Itaparica.
   Ele já está morando quase  10 anos na França.






quarta-feira, 9 de março de 2016

Bate - Volta em Lille- 22 de setembro de 2015



      22 de setembro de 2015- terça feira



                                      






           Já tinhamos comprado as passagens de TGV no dia anterior. Tomamos o café no quarto e mais ou menos umas sete e meia saímos de taxi para a Gare  Nord. O percurso de Paris até Lille foi de mais ou menos uma hora . Chegamos em Lille  na Gare Flandres. Uma gare muito bonita. A temperatura estava  em uns 12 graus, às nove e meia da manhã. Como já tínhamos  lido  bastante sobre a cidade e seus pontos turísticos, ficou tudo muito fácil. Fui no posto de informações  para saber se o Centro histórico ficava distante. Fui informada que era mais ou menos uns dez minutos  andando.



                                   




                                 


       Na frente da gare, já começamos a gostar da cidade pela sua arquitetura. Apesar de ser uma cidade francesa, lembra muito Bruxelas. Bruxelas, tem uma das mais bonitas praças que conheci até hoje, e Lille lembra muito, talvez por isto tenha logo gostado de cara da cidade.



                                         

                                       


       A rua principal estava toda decorada com umas figura grandes de índios e umas  coisas que logo nos fez  lembrar o Brasil. Tinha : índios, cajus , caracóis etc... Na hora do nosso almoço , conseguimos saber, que seria realizada naquele final de semana uma festa onde o tema seria o Brasil.Que de cinco em cinco anos eles prestam homenagens  um país e que este ano seria o Brasil.
    Paramos em umas farmácias para encontra uns produtos que estavámos procurando e depois fizemos uma pausa em uma lanchonete .



                            



                                                       


          Lille é uma cidade que chove muito. A maioria das pessoas andam sempre com sombrinhas e guarda chuva, pois na mesma hora que o sol aparece ele já desaparece com uma chuva, na maioria das vezes fina. Parece que isto é o ano inteiro, não importando a estação.
   A temperatura estava  entre 10 e 12 graus.



      



                                                               


           O Centro Histórico de Lille é bem pequeno ( se resume a uma praça ) mas muito bonitinho. Os principais pontos  turísticos são:   A IGREJA DE  SAINT MAURICE , O  PRÉDIO DA BOLSA,  A ÓPERA DE LLLE  que lembra bem A DE PARIS ,  porém mais simples,  ,  A ESTÁTUA DA DEUSA ,  A VOZ DO NORTE  etc...


                                                   



                                                   



          Quando estávamos indo para a  GRAND PLACE  de Lille , entramos na Igreja de Saint  Maurice. Uma Igreja muito grande e bonita . Interessante que ela além dos bancos normais ela tem uns banquinhos pequenos, que as pessoas deslocam e ficam sentadas bem em frente de umas imagens para fazerem os seus pedidos .


                 







  Nossa próxima parada foi na Grand Place , onde ficam todos estes pontos turísticos. Lembra muito, muito a Grand  Place de Bruxelas, porém em tamanho bem menor.
  O tempo ficava brincando de fazer sol e chover o tempo todo e a temperatura mais ou menos 12 graus. Uma fresca boa. Estavámos agasalhados para o frio que estava fazendo.


                       



                                               



   Almoçamos num restaurante da cadeia que gostamos . Foi neste restaurante que a garçonete explicou sobre a decoração da rua. Seria realizada no final de semana uma festa onde o motivo seria o Brasil.


              







                 Depois do almoço fizemos  um grande e um pequeno passeio de ônibus pela cidade . O grande tour de ônibus demorava mais ou menos uma hora e o pequeno somente pelo Centro Histórico, com uma duração de dez minutos.



                         


                                         



    Em seguida fomos à FNAC onde compramos uns Cds e outras coisas. Passei em um grande mercado onde encontrei quase todos os produtos de encomendas que eu não tinha encontrado.
   Fomos andando para a Gare Europe. Esta gare é mais moderna que a gare Lille Flandres. Cada uma tem o seu encanto, mas a decoração interior da Flandres é mais bonita.
   No horário exato pegamos o TGV de retorno para Paris. Mais ou menos às 18 horas. Com uma hora de viagem já estavámos  em Paris.
  Pegamos um táxi e fomos direto para o hotel. Tomamos café no quarto e depois foi só dormir e agradecer tudo de agradável que tinha acontecido naquele dia.
   Foi um excelente bate e volta.


domingo, 6 de março de 2016

Segundo dia em Paris -21 de setembro de 2015



   21 de setembro de 2015- terça - feira


                               





     Sempre pela manhã, mais ou menos às oito horas,  vou ao mercado comprar o necessário para o nosso café da manhã e da noite. Aproveito nesta saída  para comprar algumas encomendas de viagem.
   Depois do nosso  café, mais ou menos umas dez horas, fomos ( eu, meu marido e minha cunhada) de metrô  na gare de Austerlitz, comprar as passagens de um bate e volta a Lille. Depois de tudo resolvido fomos para a Galeria Lafayette .  Antes passamos na Ópera de Paris , onde tiramos  algumas fotos e ouvimos música nas escadarias. Na Galeria Lafayette tirei algumas foto do seu deslumbrante teto.



             







 Depois de um bom tempo, como minha cunhada precisava comprar algumas encomendas, eu e meu marido ficamos em uma esplanada ao lado da Galeria. Ela demorou um bom tempo. De vez em quando eu ia lá ver se já tinha acabado. Até na segunda ou terceira vez, encontrei já colocando um anúncio para dizer onde se encontrava.
   Fomos encontrar meu marido e resolvemos ir almoçar no Boulevard  dos  Italianos em um restaurante que sempre frequentamos  na França.


                                           






   Almoçamos bem tarde. Depois andamos um pouco pelos arredores e tomamos o metrô para retornarmos ao hotel, que ficava na Bastilha.



                                           






                                           







sábado, 5 de março de 2016

Primeiro dia em Paris - 20 de setembro de 2015



          20 de setembro de 2015- domingo 

           Pela manhã, como já tinha combinado com minha cunhada fomos à feira da Bastilha. O movimento ainda estava bem tranquilo. É uma feira muito grande com uma enorme variedade de barracas : frutas, verduras , roupas, lembranças, etc... Muitas pessoas tomam café neste local.

                                                 





           Fizemos as nossas compras em mais ou menos duas horas . Chegamos umas 8 e meia da manhã. Um temperatura bem agradável.
           Fomos para o hotel levar as nossas compras e encontrar meu marido. Saímos todos e sentamos em uma esplanada na Praça da Bastilha.



                                         

                                                               




          O movimento na feira era intenso. Ficamos neste local, aproveitando uma manhã de domingo ensolarado , apesar da primavera já estava no final.
           A alegria enchia a Praça. Músicos tocando, um pequeno grupo fazendo um protesto pacifico, pessoas saindo e chegando da feira.




                             




                                                               

            Vimos um cenário que muito chamou a nossa atenção. Procurei entender mas não deu .Um homem com duas moças , parece  vindo da feira. De uma hora para outra ela largou  as  sacolas no chão e saiu chorando e gritando.
          Depois passaram todos juntos e não conseguimos saber o que tinha acontecido.
         Mais ou menos meio dia a feira começa  a ser desmontada e os carros já vão chegando para lavar e varrer o local.
         Ainda aproveitamos para comprar alguma coisa de final de feira. Tudo fica mais barato, principalmente frutas. Comprei umas uvas deliciosas  por um euro, coisa que cedo estava custando uns 4 euros.
        Fizemos um lanche reforçado e fomos de metrô  para a Praça do Louvre .


              



                                                             


       Toda a praça se encontra em reforma . Estão colocando umas pirâmides pequenas em cada canto da praça . Depois de pronta vi ficar muito bonita.
         A praça estava muito movimentada. Fiz algumas filmagens , tiramos fotos  e esperamos escurecer um  pouco para fazer um tour de ônibus .Queiramos  ver Paris se iluminando. Pegamos o último horário do ônibus.

                   













                      Depois deste tour, pegamos o metro e voltamos para o hotel.








De Lisboa para Paris -19 de setembro de 2016



      19 de setembro de 2015- sábado 


               Depois de  mais ou menos sete horas e meia, saindo de Salvador, chegamos à Lisboa.
         Uma excelente viagem e uma imigração muito simples pois  pertencemos à Comunidade Européia. Para termos maior segurança no horário, preferimos marcar o nosso embarque para meio dia.
       Tomamos esta posição,  pois no mês de abril, estávamos indo  para Praga e quase perdemos a nossa conexão, uma vez que o vôo de Salvador para Lisboa, teve que fazer uma parada de   emergência em Las Palmas em virtude de uma passageira  passar mal e ter que ser atendida com urgência. Chegamos faltando quinze minutos para o embarque.
        Como desta vez, tudo saiu bem, como sempre , ficamos muito tempo no aeroporto. Ainda tentamos  antecipar a passagem, mas não conseguimos.
        Nosso vôo, saiu de Lisboa às 12:20 horas  e depois de duas horas e nove minutos chegamos em Paris. Paris tem uma hora a mais que Lisboa, logo a hora  local era : 15:30 horas.
      Pegamos as nossas bagagens  tomamos um taxi para o hotel que normalmente ficamos em  Paris. Ele fica na Praça da  Bastilha.
    Devido um protesto que estava se realizando, exatamente na Praça da  Bastilha, o nosso táxi demorou quase duas horas e pagamos um absurdo .
   Quando estavámos fazendo o check-in no hotel, encontramos com um  amigo nosso, que sempre morou em uma cidade onde veraneamos, e que tinha combinado nos encontrar. Ele, há mais ou menos dez nos casou com uma francesa e está morando até hoje.
       Muito atencioso. Ele foi criado brincando com os nossos filhos. Nos despedimos e combinamos que iríamos visitar ele na cidade em que ele mora: Tour no Vale do Loire.
       Depois de  organizar tudo no quarto e descansar um pouco, fui com minha cunhada em um mercado próximo ao hotel, comprar o necessário para o nosso café.
      Depois de passar mensagens para os filhos, tomar um bom banho e um  jantar leve, fomos dormir para amanhã começar os nossos passeios por esta cidade tão charmosa.

      Aqui estamos mais uma vez Paris.


                                                         









                                   





Voltando à Paris - 18 de setembro de 2015


                         Saindo de Salvador para Lisboa 
       

       18 de setembro de 2015 - sexta - feira


           Nosso objetivo primordial nesta viagem, era a Lavagem de Madeleine. Mas depois de algumas pesquisas sobre o preço das passagens e diárias do hotel, mudamos   a data para uma semana depois. O preço  da passagens diminuiu cinquenta por cento e as diárias ficaram bem mais em conta. Achamos que pagaríamos muito caro para participar da Lavagem, uma vez que já conhecíamos e já tinhamos participado duas vezes. Seria muito bom, mas os preços não estavam animadores.
      Nossa nora, casada com o filho do meio, nos levou para o aeroporto, logo depois que levou os filhos par a escola. Lá no aeroporto encontramos minha cunhada, que iria viajar conosco.
      Nosso vôo decolou às 17:44 horas  e depois de 7:42 horas  chegamos em Lisboa. O vôo foi muito tranquilo. Em Lisboa era cinco horas da manhã. A temperatura estava agradável.
     Como somos  todos da Comunidade Européia, pois temos dupla nacionalidade ( brasileira e portuguesa) foi tudo muito rápido.  A  nossa bagagem já tinha sido  despachada para   Paris.