quarta-feira, 9 de março de 2016

Bate - Volta em Lille- 22 de setembro de 2015



      22 de setembro de 2015- terça feira



                                      






           Já tinhamos comprado as passagens de TGV no dia anterior. Tomamos o café no quarto e mais ou menos umas sete e meia saímos de taxi para a Gare  Nord. O percurso de Paris até Lille foi de mais ou menos uma hora . Chegamos em Lille  na Gare Flandres. Uma gare muito bonita. A temperatura estava  em uns 12 graus, às nove e meia da manhã. Como já tínhamos  lido  bastante sobre a cidade e seus pontos turísticos, ficou tudo muito fácil. Fui no posto de informações  para saber se o Centro histórico ficava distante. Fui informada que era mais ou menos uns dez minutos  andando.



                                   




                                 


       Na frente da gare, já começamos a gostar da cidade pela sua arquitetura. Apesar de ser uma cidade francesa, lembra muito Bruxelas. Bruxelas, tem uma das mais bonitas praças que conheci até hoje, e Lille lembra muito, talvez por isto tenha logo gostado de cara da cidade.



                                         

                                       


       A rua principal estava toda decorada com umas figura grandes de índios e umas  coisas que logo nos fez  lembrar o Brasil. Tinha : índios, cajus , caracóis etc... Na hora do nosso almoço , conseguimos saber, que seria realizada naquele final de semana uma festa onde o tema seria o Brasil.Que de cinco em cinco anos eles prestam homenagens  um país e que este ano seria o Brasil.
    Paramos em umas farmácias para encontra uns produtos que estavámos procurando e depois fizemos uma pausa em uma lanchonete .



                            



                                                       


          Lille é uma cidade que chove muito. A maioria das pessoas andam sempre com sombrinhas e guarda chuva, pois na mesma hora que o sol aparece ele já desaparece com uma chuva, na maioria das vezes fina. Parece que isto é o ano inteiro, não importando a estação.
   A temperatura estava  entre 10 e 12 graus.



      



                                                               


           O Centro Histórico de Lille é bem pequeno ( se resume a uma praça ) mas muito bonitinho. Os principais pontos  turísticos são:   A IGREJA DE  SAINT MAURICE , O  PRÉDIO DA BOLSA,  A ÓPERA DE LLLE  que lembra bem A DE PARIS ,  porém mais simples,  ,  A ESTÁTUA DA DEUSA ,  A VOZ DO NORTE  etc...


                                                   



                                                   



          Quando estávamos indo para a  GRAND PLACE  de Lille , entramos na Igreja de Saint  Maurice. Uma Igreja muito grande e bonita . Interessante que ela além dos bancos normais ela tem uns banquinhos pequenos, que as pessoas deslocam e ficam sentadas bem em frente de umas imagens para fazerem os seus pedidos .


                 







  Nossa próxima parada foi na Grand Place , onde ficam todos estes pontos turísticos. Lembra muito, muito a Grand  Place de Bruxelas, porém em tamanho bem menor.
  O tempo ficava brincando de fazer sol e chover o tempo todo e a temperatura mais ou menos 12 graus. Uma fresca boa. Estavámos agasalhados para o frio que estava fazendo.


                       



                                               



   Almoçamos num restaurante da cadeia que gostamos . Foi neste restaurante que a garçonete explicou sobre a decoração da rua. Seria realizada no final de semana uma festa onde o motivo seria o Brasil.


              







                 Depois do almoço fizemos  um grande e um pequeno passeio de ônibus pela cidade . O grande tour de ônibus demorava mais ou menos uma hora e o pequeno somente pelo Centro Histórico, com uma duração de dez minutos.



                         


                                         



    Em seguida fomos à FNAC onde compramos uns Cds e outras coisas. Passei em um grande mercado onde encontrei quase todos os produtos de encomendas que eu não tinha encontrado.
   Fomos andando para a Gare Europe. Esta gare é mais moderna que a gare Lille Flandres. Cada uma tem o seu encanto, mas a decoração interior da Flandres é mais bonita.
   No horário exato pegamos o TGV de retorno para Paris. Mais ou menos às 18 horas. Com uma hora de viagem já estavámos  em Paris.
  Pegamos um táxi e fomos direto para o hotel. Tomamos café no quarto e depois foi só dormir e agradecer tudo de agradável que tinha acontecido naquele dia.
   Foi um excelente bate e volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário