terça-feira, 16 de setembro de 2014

As Cataratas do Iguaçu


        Na noite anterior tínhamos combinados com os primos que nos encontraríamos  mais ou menos às 8 e meia da manhã no restaurante do hotel, onde tomaríamos café juntos. Quando descemos eles já estavam tomando café. Sentamos na mesma mesa. Demoramos entre café e conversas  uma hora. Como estava chovendo , ficou combinado  que iriamos ao Paraguai ( Cidade Del Este) onde faríamos algumas compras no Shopping e uma outra casa comercial.  A chuva não passava.

 Deixamos o carro  em um estacionamento coberto e fomos primeiro em uma casa comercial de vários andares onde fizemos algumas compras. Fomos avisados que a nossa cota era de 300 dólares por pessoa, mas que não ultrapassando este valor, não é necessário declarar, bastava para isto guardar as notas fiscais.

      Quando fomos pegar o carro, ainda chovia, então ficou resolvido que iriamos para o Shopping Del Este, onde  faríamos  algumas compras, almoçaríamos e caso a chuva parasse iriamos  visitar as Cataratas do Iguaçu ( lado brasileiro ).
     Tudo deu certinho. Fizemos as compras, almoçamos em um restaurante ótimo no shopping e a chuva deu uma trégua.
    Fomos para a saída do shopping, na parte inferior onde o carro estava estacionado.


    O tempo não estava ensolarado ( seria o ideal) mas a chuva deu condições de visitarmos as Cataratas.
    Passamos para o lado do Brasil, com as nossas compras sem nenhum problema.  Caso nos parassem,não teria o que preocupar pois estávamos dentro da cota.


   Paramos o carro no estacionamento do Parque das Cataratas  do Iguaçu ( lado brasileiro). A estrutura é muito boa e muito bem conservado. Para a nossa surpresa, os idosos não pagam o ingresso no parque. Só foi pago R$7,00 para o transporte  no ônibus que leva os visitante  até os locais turísticos.Preferimos não fazer o passeio de barco .  A nossa opção foi a Trilha das Cataratas.

   Caminhada moderada ao longo de 1.200 metros de extensão, a trilha oferece uma visão panorâmica do conjunto de quedas d'água que formam as Cataratas do  Iguaçu. No percurso, existem mirantes de contemplação que permitem uma visão mais próxima de alguns saltos. Durante o passeio, é possível observar algumas espécies de fauna e de flora do parque.


   As Cataratas estavam  fabulosas, pois o  volume de água estava cinco vezes maior. A chuva nos deu um presente. Quase todo o tempo não choveu e com isto tivemos condições de tirarmos vários retratos e fazermos uma boa filmagem. Compramos umas capas, pois estávamos pretendendo  chegar o mais próximo possível das quedas .  No final da trilha, chegamos junto da maior queda do lado brasileiro e compramos umas lembrancinhas na  loja.

    Eu resolvi ir até o fim do observatório que lhe leva ao meio de várias quedas d'água. A capa  é indispensável,pois caso contrário ficamos ensopados. A vista é muito linda . Do lado brasileiro podemos admirar a beleza das cataratas, bem melhor do que  do lado Argentino,pois a maioria das quedas estão do lado  Argentino.


     Meu marido e os primos ficaram me esperando e observando a linda paisagem. Quando pegamos o elevador que levava para a parte onde se pegava o ônibus de volta, já estava  escuro  e os últimos funcionários do parque  já estavam saindo. Andamos um pouco até o local onde o ônibus estava parado. Pegamos o carro no estacionamento e fomos direto para o hotel. Estávamos muito cansados. Fizemos um lanche no próprio quarto e dormimos cedo.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário